Arkanoide

Post introdutório sobre essa sequência de posts que conduzirá os desenvolvedores iniciantes a um desafio de lógica de programação com a proposta de criar um jogo no estilo Arkanoide.
Nesse Post, criaremos a estrutura inicial do nosso jogo.
Daremos inicio à criação do cenário organizando as barrinhas no topo do Browser. Aprenderemos a criar elementos no HTML via Javascript, além de vermos na prática o funcionamento de loops.
Nesse post aprenderemos como funciona a animação. Aprenderemos também um pouco sobre o sistema de coordenadas dentro do Browser e implementaremos a criação e movimentação da bolinha dentro dos limites do cenário do jogo.




Nesse post implementaremos o sistema de colisão, de forma que a bolinha, representada pelo quadradinho amarelo, consiga destruir as barrinhas.
Na movimentação da bolinha, vemos que em alguns momentos ela passa dos limites do browser. Nesse post faremos uma melhoria no algoritmo de colisão da bolinha.














Para facilitar o entendimento e a manutenção do código do nosso jogo, faremos uma refatoração dos métodos principais e criaremos pequenas funções que nos auxiliarão neste objetivo.